Evento especial

Niterói promove 'Cãominhada' em defesa dos animais neste domingo

Tutores se reúnem para promover a responsabilidade social

Cãominhada acontece neste domingo, às 8h
Cãominhada acontece neste domingo, às 8h |  Foto: Divulgação

Um movimento ganha força nas ruas de Niterói à medida que um grupo de tutores com cachorros se une para uma causa nobre. Originados nas reuniões na Praça Getúlio Vargas, na Praia de Icaraí, Zona Sul da cidade, o grupo rapidamente cresceu para mais de 150 membros no WhatsApp, que agora estão prontos para dar um passo maior ao realizar uma "Cãominhada" no próximo domingo (3), a partir das 8h.

Segundo o grupo, encontro não é apenas uma oportunidade para os tutores e seus fiéis companheiros peludos se divertirem, mas também uma plataforma para conscientizar sobre questões críticas.

Usando placas temáticas, os participantes abordarão tópicos importantes, como crimes de maus-tratos, leis de proteção animal, incentivo à adoção responsável e a responsabilidade social dos tutores em relação à vacinação, alimentação e higiene pública, resolvendo o problema das fezes nas ruas.

O evento, ainda segundo os organizadores, se alinha ao Setembro Amarelo, mês dedicado à conscientização sobre saúde mental. Assim, as placas destacarão o papel dos animais como fontes de amor, alegria, companheirismo e amizade. Além disso, serão ressaltadas as contribuições cruciais que os animais desempenham, incluindo auxílio na depressão, cães-guia, suporte emocional e terapia assistida para crianças com o espectro autista.

Evento promete promover a defesa dos animais e responsabilidade social
Evento promete promover a defesa dos animais e responsabilidade social |  Foto: Divulgação

Após a cãominhada, aqueles que retornarem à Praça Getúlio Vargas participarão de uma ação social significativa. Placas informativas serão colocadas na praça para incentivar a conscientização sobre a importância de recolher as fezes dos animais e manter o ambiente limpo. Esse ato exemplifica o compromisso do grupo em não apenas desfrutar da companhia de seus animais de estimação, mas também em promover um ambiente saudável e respeitoso para toda a comunidade.

Além da conscientização, o evento também pretende impulsionar o comércio local de serviços e produtos para animais. O grupo convidou adestradores, passeadores, pet shops, clínicas veterinárias, protetores e ONGs da região para participarem e divulgarem seus trabalhos.

Com a venda de camisetas, uma parte da receita será destinada a uma causa animal. Os organizadores ainda estão em processo de seleção de protetores ou ONGs locais para beneficiar com os fundos arrecadados.

< Vasco divulga manifesto contra a interdição de São Januário Subtenente da PM suspeito de matar vereador em Maricá é preso <